terça-feira, 28 de abril de 2009

Orkut: Por que a carta a Neto foi censurada e seu autor expulso da comunidade do SCCP...



O mesmo texto que está estampado neste blog (conferir abaixo) foi publicado na comunidade Corinthians - Poderoso Timão, a maior da Internet dedicada ao clube, e foi o motivo da expulsão de Tatanka Yotanka do referido grupo de corinthianos.

Em alguns minutos, o tópico ganhou 45 comentários. No entanto, o sadio debate foi excluído pelo moderador Casagrande.

Aqui segue o principal de sua argumentação para o ato de censura:

Boa Noite Giulio! Vi o seu tópico e de fato a decisão de excluí-lo foi minha e explico os motivos.

Temos tentado resgatar na Poderoso Timão os valores da história do Corinthians, independente dos pensamento ou ideologias de ex atletas, estamos primando pela exautação (sic) dos mesmos.

O Ex Jogador Neto, bem como o Casão, são alvos de criticas salutares o tempo todo, devido a posição que ocupam hoje, os mais serenos sabem dividir os atos do comentarista preservando a história do Ídolo, entretanto na Poderoso Timão, até pela idade de grande parte dos Membros que não viu estes atletas jogarem, não sabem distinguir uma coisa da outra...

Estamos resgantando a história dos jogadores num trabalho amplo de conteudo de cada um deles e o Neto foi alvo de um cuidadoso tópico para enaltecer sua passagem pelo Corinthians, desculpe, mas nos reservamos o direito de preservá-lo neste instante.

Espero que compreenda.

Giulio, você tem o direito de não concordar, nós temos o direito de desejar preservar a imagem do atleta no fórum, se você não curtiu o que o comentárista José Ferreira Neto disse no Rádio, direcione seu tópico à ACEESP, lá ele será bem adequado.

O Fórum da PT é para falar do Corinthians e sobre futebol, não sobre fofocas ou opiniões que fogem ao futebol e deixando bem claro, para nós o Neto é um ídolo Eterno e vamos preservá-lo! Se pensas diferente, lamento, mas esta decisão é irreversível.

(...)

Para nós a Imagem do Corinthians é soberana, e atrelamos a história do atleta à imagem do Clube. O que o Neto disse ou deixou de dizer, é problema pessoal dele e do Ronaldo, que se por ventura se sentir ofendido tem os meios legais para interpelá-lo na Justiça.

O tratamento dado ao Neto é dispensado também ao Casagrande e todos os ídolos do Clube, até mesmo o ronaldo, se necessário for.

Eu volto a repetir, você tem ciência de separar o atleta do comentarista, muito não possuem este discernimento e estamos tentando preservar a imagem do atleta.

Sobre o Casagrande aprovar ou não nossa atitude, acredito que ele não fica feliz quando lê as bobagens que falam da vida pessoal dele, e ai nós o preservamos também.

Giulio não tenho 13 anos, tenho uma posição de valores na vida e não me impressiono com meia duzia de palavras bem escritas, entretanto você é livre para argumentar, como eu o sou. Abraços. Casão.


Nossa opinião em 7 idéias

1) Os brasileiros viveram anos e anos sob o tacão dos torturadores e censores. E muita gente morreu para recuperar o direito à liberdade de expressão. Lamenta-se que na comunidade do clube que viveu a Democracia Corinthiana, um sistema de livre expressão e de debate sobre as divergências, tenhamos de conviver com atitudes anacrônicas e totalmente distantes da tradição corinthiana.

2) O tópico em questão é claro (como se pode ver abaixo) ao diferenciar o atleta Neto do comentarista Neto. O jogador é enaltecido. Critica-se a atitude arrogante, irresponsável e hostil do comentarista.

3) O tópico defende a instituição Corinthians, ainda mais neste momento de renascimento, delicado, em que necessitamos da força e união da Fiel torcida. Não acreditamos que qualquer atleta, por mais extraordinário que tenha sido, esteja acima do Corinthians e da Fiel.

Ao vincular Ronaldo a travestis e difamá-lo, Neto prestou um desserviço ao Corinthians num momento importantíssimo da retomada de nossa grandeza. A carta tem por objetivo chamá-lo à razão. É um texto educado e que mostra a preocupação dos corinthianos com a instituição.

4) Afirma-se que os membros da comunidade serão incapazes de separar o jogador Neto do comentarista Neto. Os 44 comentários mostravam exatamente o oposto. Ninguém havia feito tal confusão. Portanto, exige-se da autoridade a devida humildade, para não julgar a todos ignorantes e incapazes, especialmente os jovens.

5) Afirma-se que o fórum é para "discutir Corinthians, futebol e não fofocas". Não acreditamos que tenhamos incorrido neste erro. Não se trata de "fofoca", mas da justa crítica a um ídolo do Timão, hoje figura pública da mídia. Por mais que pensemos, não conseguimos imaginar como o assunto possa estar fora do foco Corinthians. Afinal, é a própria instituição que está sendo defendida.

6) Poupar figuras apenas porque estiveram ligadas ao Corinthians nos levaria, de alguma forma, a também poupar malfeitores como o mafioso Sr. Dualib.

7) A educação se faz na liberdade e no debate. Opiniões divergentes devem ser apresentadas e civilizadamente defendidas. É assim que se faz uma cultura democrática, calcada nos bons valores, nos princípio do Direito e na diversidade que sempre marcou a história corinthiana.

Ocultar, esconder, estipular regalias é procedimento que atenta contra o verdadeiro esforço educativo, especialmente do jovem brasileiro.

Que as corinthianos possam refletir e reassumir a defesa do Corinthians. Ele é maior, muito maior que qualquer um de nós. Nós todos passaremos. O Corinthians permanecerá, com seu ethos, e sua tradição popular, democrática, como desejavam Bataglia e os operários e carroceiros do Bom Retiro.

SELVAGERIA PELA INTERNET

Clique para ver as imagens ampliadas











Acima, prova de outro post apagado no domingo, sem justificativa.

PS: Durante a madrugada, uma participante da comunidade, Larissa Beppler, abriu um tópico questionando a censura ao assunto. Essa mensagem também foi apagada.

Em seguida, o moderador Casagrande exigiu que Tatanka Yotanka (Giulio Calábria) apagasse de seus próprios scraps a conversa mantida com Larissa Beppler.

O "terrorismo" a que se refere Casagrande teria relação com trechos da conversa em que seriam oferecidos indícios da verdadeira identidade do moderador.

Equivalia, portanto, ao censor exigir que o censurado queimasse os livros de sua própria casa.

Mesmo diante do absurdo, para evitar maiores dissabores, TY atendeu ao pedido.

Ainda assim, ele e sua interlocutora foram excluídos da comunidade, com a promessa de que "nunca mais lá pisarão".

Cabe saber que interesses estarão por trás de ações truculentas desse tipo. Trata-se afinal do patrimônio de 1,1 milhão de almas. E isso tem valor de mercado...

38 comentários:

Anônimo disse...

Ótimas argumentações, amigos.

Abracei a causa de vocês, nossa, no caso e criei um tópico questionando a moderação, eis:

[COMUNIDADE] Um caso importante a ser discutido
.

Moderação, peço licença p/ debater sobre o caso Neto, pois achei totalmente sem propósito o que fizeram com o tópico do Tatanka e com a democracia nesta comunidade e nesta eu vou discordar veementemente de vocês e da decisão de apagar o texto » http://resistencia777.blogspot.com/2009/04/neto-lingua-que-destroi-uma-reputacao.html


Além de lamentar pelas justificativas concedidas pelo moderador, eu concordo inteiramente com as razões apontadas pelo membro que teve o tópico deletado, dentre elas:

1) Os brasileiros viveram anos e anos sob o tacão dos torturadores e censores. E muita gente morreu para recuperar o direito à liberdade de expressão. Lamenta-se que na comunidade do clube que viveu a Democracia Corinthiana, um sistema de livre expressão e de debate sobre as divergências, tenhamos de conviver com atitudes anacrônicas e totalmente distantes da tradição corinthiana.

2) O tópico em questão foi bem claro ao diferenciar o atleta Neto do comentarista Neto. O jogador é enaltecido. Critica-se a atitude arrogante, irresponsável e hostil do comentarista.
.

3) O tópico defende a instituição Corinthians, ainda mais neste momento de renascimento, delicado, em que necessitamos da força e união da Fiel torcida. Não acreditamos que qualquer atleta, por mais extraordinário que tenha sido, esteja acima do Corinthians e da Fiel.

Ao vincular Ronaldo a travestis e difamá-lo, Neto prestou um desserviço ao Corinthians num momento importantíssimo da retomada de nossa grandeza. A carta tem por objetivo chamá-lo à razão. É um texto educado e que mostra a preocupação dos corinthianos com a instituição.

As demais considerações podem ser lidas aqui onde, felizmente, não há censura:

http://resistencia777.blogspot.com/

***

Por fim, creio que perguntar não ofenda, então:

Vocês pretendem fazer com que todos aqui respeitem e gostem do jogador Neto e, por isso, engulam os erros dele como comentarista?

Com que direito vocês pensaram, imaginaram poder fazer isso?

Cada um aqui não tem o direito de pensar da forma que quiser, certo ou errado, coerente ou não?

Não se trata, novamente, de um direito de todos os cidadãos?




PS: Ainda não obtive resposta.

Anônimo disse...

Já recebi uma resposta, ou melhor, uma punição por ter a audácia de questionar os moderadores da comunidade sobre uma atitude que tomaram. E olha que eu não ofendi ninguém, o meu post na íntegra está transcrito aqui mesmo nos comentários, mas o moderador mandou um recado por outro, uma vez que o meu scrapbook é trancado:


***

Vocês carregam a marca da anarquia, não aceitam regras, querem viver como bem entendem, confundem liberdade com libertinagem, querem respeito mas não se dão ao trabalho de respeitar, então quem age assim, precisa ser tratado com igual simpatia! Se este texto for postado la na comunidade de novo, vou apagá-lo e suspender você e a Lara da Comunidade, não respondi a ela porque o scrap esta trancado, eu sei dialogar, mas tenho limite também, o tópico não vai ficar e isto é definitivo, eu espero ter sido claro, não me importa se vocês gostaram ou não, não estão satisfeitos vão particpar onde vocês podem fazer a anarquia!

***


Quer mais o quê???

Como vocÊs viram no meu comentário anterior, questionei sem ofender ninguém. Discordei e fui chamada de anarquista que confunde liberdade com libertinagem e não sabe respeitar ninguém.

Alguém me aponte onde está a libertinagem e o desrespeito em questão, por favor!


Ah! Fui suspensa da comunidade também, mesmo que não conste nas regras nenhuma suspensão por indagar membros.

Unknown disse...

A maior comunidade do Corinthians no site de relacionamentos orkut, vem praticando o que a Folha de São Paulo a poucas semanas criou, a DITABRANDA.
Na ultima sexta-feira defendendo nossos irmão corinthianos do Nordeste, que vinham sendo ofendidos duramente por alguns cidadãos ( se e que são isso) que os rebaixavam a mão-de-obra paulistana.
Não concordando com isso, mostrei a minha tese socio-econômica para que São Paulo chegasse aonde chegou. Mostrando que quem sustenta São Paulo somos nós do restante do País, que mesmo sendo maiores criadores de gado, agricultores, consumidores de eletro-eletronicos temos que pagar impostos na Origem ( como no caso do ICMS e do IPI) e não no destino como e feito no resto do mundo. Aliás isso e o que trava até hoje a Reforma Tributária no Congresso Nacional, pois se isso for feito, simplesmente São Paulo se esfarela perante aos demais Estados.
Externei também a tese de que São Paulo produziu o maior cancêr politico brasileiro o Sr. Paulo Salim Maluf e vem costumeiramente sustentando a cambada tucana no poder a mais de 16 anos.
Por esse motivo o Moderador Neto diz que eu cometi preconceito contra os paulistas e fui suspenso por 2 meses.
O Outrora Corinthians que era o time de operarios, peões, o time que criou a democracia corinthiana, os moderadores de uma mera comunidade orkutiana estão fazendo o favor de apagar toda esta historia afim de defender um bairrismo ridiculo e sem propositos.
Deixo aqui meu apoio a você e a Larissa, que apenas queriam ter o direito de usar algo que a Constituição prima, o direito de ir e vir!!!!
Abração

Unknown disse...

deixo meo apoio aqui so discordo do q disse o hungaro tudo bem q ele quer defender a regiao dele e tal mais dizer q sao paulo se esfarelaria...eh no mininoo uma piada...eo moro na italia aqui o a cidade mais conhecia do brasil eh sp antes de eo chega pensava q era o rio e tal mais nao eh sp..todos aqui sabem o q eh sao paulo e sua grandeza o nordeste do brasil eh de suma importancia mais sao paulo ainda eh e sera por muito tempo a mair cidade do brasil e america latina e entre as 5 maiores do mundo..e vale lenbra q nela nao existe apenas paulistas mais sim nordestino ..sul grandeses entre outroos


so paulista com muito orgulho e o mesmo orgulho tenho por ter nascido num pais q tem o nordets uma terra de pessoas bouas trabalhadoras

mais para falar bem do norsdeste nao prescisa fala mal de sao paulo e vice versa

abras

Unknown disse...

O pessoal esta postando la mas eles estao apagando tudo. Prints:

http://img147.imageshack.us/img147/2918/printpt3.jpg

-

http://img147.imageshack.us/img147/2204/printpt4.jpg


Vejam!

DANILO disse...

REALMENTE É UMA VERGONHA QUE NA MAIOR COMUNIDADE DO TIME DA DEMOCRACIA CORINTHIANA, HAJA UMA CORJA DE DITADORES NA MODERAÇÃO.

Unknown disse...

cade a democracia la? aff

Junia Carvalho disse...

Olá Tatanka, só agora, ao ler seu blog, entendi o que realmente aconteceu. Vim prestar meu apoio, pois sempre gostei muito de seus textos. Nunca comentei porque sempre achei que dispensavam qualquer observação. É triste saber que, na comunidade do time do povo, no time da "democracia", tenhamos que testemunhar atos de censura como o que gerou seu banimento e da Larissa. Como diria Saramago: "Se começássemos a dizer claramente que a democracia é uma piada, um engano, uma fachada, uma falácia e uma mentira, talvez pudéssemos nos entender melhor."

Será que algum dia valerá máxima da democracia: "do povo, para o povo"?

Saudações corintianas,

Junia

Thais disse...

O post foi claro ao separar o atleta/ídolo Corinthiano Neto, do comentarista.

Se o Neto não mede palavras como comentarista, não cabe a moderação da comunidade achar que pode preservar a imagem de um ex-atleta.
Se ele não é bem assessorado nesse quesito ou se é um comentarista BEM mediano, seus empresários que tomem as providências para que ele não manche o seu passado e sua história como atleta.
Dizer que o post foi apagado para "preservar a imagem do atleta" é o argumento mais falido que se pode ter.

"O que o Neto disse ou deixou de dizer, é problema pessoal dele e do Ronaldo, que se por ventura se sentir ofendido tem os meios legais para interpelá-lo na Justiça"Isso é um absurdo. Neto, como comentarista e formador de opinião, deveria saber que críticas sem fundamentos geram sim consequências. Se o que Neto disse sobre o Ronaldo deveria ser pessoal, ele que ligasse para o celular pessoal do Fenômeno e cometasse o que comentou na frente de milhões de expectadores. Já disse e REPITO: não cabe a moderação da comunidade preservar a imagem de um atleta (que diga-se de passagem, é demérito dele próprio pelas abobrinhas que as vezes solta) e excluir opiniões que divergem com a da moderação.
Isso é um absurdo.

Outra coisa, o que é discutido por scraps pessoais nada tem a ver com a moderação. Usar o poder de banir uma pessoa da comunidade para que ela apague seus scraps é no mínimo uma atitude desleal, vergonhosa, escrota. A página pessoal de cada um diz respeito apenas aos seus donos.

Anônimo disse...

"Giulio não tenho 13 anos, tenho uma posição de valores na vida e não me impressiono com meia duzia de palavras bem escritas."Faço minhas estas palavras,alias com grande alegria recebo sua exclusão da cmm...textos longos,chatos ,que pregam o ódio,como se torcedores de outros times fossem nossos inimigos..acorda cara !são cidadãos com eu e voçê! O corinthians não é e nunca será a coisa mais importante do mundo...quando voçê tiver filhos vai saber do que estou falando!e repito o que disse em outro comentário :-- Vai se tratar!

Ps1.:Anarquia é utopia
ps2.:Vamos ver se a democracia e exercida no seu blog.

Unknown disse...

Eu abracei a causa em nome a Tatanka, sempre gostei muito de suas palavras e idéias e apoiei 100% a sua última que lhe rendeu esta punição errônea.
Enfim, soltei o verbo mas apagaram minhas palavras, e mais...
http://img208.imageshack.us/img208/7836/aaakbr.jpg
Prefiri não manter meus dados ali, enfim, esta ai, aconteceu, já foi citado, eles podem apagar, censurar, mas já esta feita e consumada a lambança deles...

Apoio a Resistência Corinthiana.

Anônimo disse...

Para o Anônimo:


Desculpa, mas se para você não é, fale somente por ti e não pelos outros.

Para mim, por exemplo, o Corinthians é a coisa mais importante do mundo. Acima de tudo e de todos.

NADA É MAIS IMPORTANTE QUE O CORINTHIANS!


Pense o que quiser, cada um com suas prioridades.

Taís disse...

Lamentável o que ocorreu, tomara que alguém lá tenha BOM SENSO pra reavaliar tudo o que aconteceu. Um cara como esse usar a imagem do Casagrande é inaceitável!!!

João Luiz disse...

Venho aqui dar meu apoio a vocês, locicamente todo tipo de censura, por mais que seja o "Orkut", é detestável, Força Lara, força Tatanka.

René disse...

Triste. Tem uma molecada que não conhece nada do que é o Corinthians e se diz corinthiano. Deviam todos esses imbecis torcer p/ o São Paulo, já que agem o tempo todo dentro da ética são-paulina. Mas além de imbecis são burros, acham que a única coisa que muda de tima pra time é a cor do uniforme. Se esses cretinos soubessem o que é o Corinthians, lembrariam da existência da DEMOCRACIA.

Anônimo disse...

Essa gente NUNCA vai aprender.

Não sabem o que é diversidade, contraditório. Não entendem o diferente.

Querem, por que querem achar justificativas racionais para a censura. Assim o fizeram Hitler, Mussolini, o Golpe de 64...

Não percebem que é esse exercício dialético que faz brotar as grandes idéias.

"Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir"

George Orwell

PS: vou publicar seu texto no meu blogue, mesmo não concordando totalmente com ele.

Anônimo disse...

O NETO E O CASAGRANDE, CADA VEZ QUE ABREM A BOCA DIANTE DE UM MICROFONE, COSPEM EM SEUS PASSADOS GLORIOSOS E ABENÇADOS DE ÍDOLOS DA MAIOR E MAIS APIXONADA TORCIDA DO BRASIL.

MERECEM O REPÚDIO DE TODOS OS CORINTHIANOS.

SÃO EX-ÍDOLOS.

JOÃO disse...

TEM QUEM GOSTE.

MAS ORKUT NÃO É LUGAR PARA CORINTHIANO.

QUEM ESTÁ LÁ É ELITE O BASTANTE PARA SER INFLUENCIADO PELO BOMBARDEIO DIÁRIO DA MÍDIA ANTICORINTHIANA. E SÃO POVO DE MENOS PARA SABER O QUE É SER CORINTHIANO DE VERDADE, PASSAR POR DIFICULDADES E HUMILHAÇÕES MAS NÃO ABRIR MÃO DE VIBRAR E SOFRER PELO TIMÃO EM UMA ARQUIBANCADA.

MUITOS DESSES SUPOSTOS CORINTHIANOS DE ORKUT SÃO, NA MELHOR DAS HIPÓTESES, IGNORANTES SOBRE A HISTÓRIA E ALIENADOS DA REALIDADE CORINTHIANA.

E, NA PIOR DAS HIPÓTESES, ELES NÃO SÃO SEQUER CORINTHIANOS. SE FAZEM PASSAR, E SEU INTERESSE É JUSTAMENTE DISTORCER OS FATOS E CRIAR INTRIGA, PELA INVEJA DOENTIA QUE É MARCA DOS ANTICORINTHIANOS.

Anônimo disse...

Publiquei e fiz um comentário e fiz a minha carta aberta ao Neto também!

[] Fiel!

http://bloguedotimao.wordpress.com/

Carlos Thunder 5 disse...

que dia estressante foi hoje! Tudo isso parece um pesadelo!.
ótima lembraça a frase :
"Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir"

George Orwell

Corinthiano disse...

Agora tem outra comunidade.
Com pessoas que entendem de verdade o que é ser Corinthiano.
Vamos Corintians.
O que importa não é ter 1 milhão de pessoas.
E sim 300 pessoas que pensem como 1 milhão.

abrass

Unknown disse...

Felipe;

E um direito seu discordar da minha tese sócio-econômica sobre o Brasil, diferente dos moderadores respeito a opinião de todos. Como você mora na Itália deve ver por ai como funciona a divisão dos impostos para os Estados italianos. Na parte em que digo que o Estado de São Paulo se esfarelaria perante aos demais Estados caso a Reforma Tributaria fosse aprovada como está proposta (sei que isso nunca irá acontecer), caso queira ler a reforma tributária proposta e só acessar www.reformatributaria.org.br.
Hoje um criador de gado compra vacinas e paga ( ICMS, IPI, PIS, COFINS) no Estado de Origem ou seja onde e produzido as vacinas, que é em São Paulo, Ou seja o gado criado aqui no meu Estado, em Goiás gera receita para um Estado que não tem nada haver com Goiás, no caso São Paulo. Com a aprovação da Reforma Tributária estes impostos seriam pagos ao Estado de Destino, como ocorre ai na Italia, nos Estados Unidos, no Camboja, em qualquer outro lugar do mundo, gerando receita para o Estado criador.
O Mesmo acontece com material de construção, automovéis, motocicletas, eletro-eletronicos, e por ai vai...
Se mudar essa cobrança de impostos para o destino, São Paulo perderá algo em torno de 40 a 60% da sua arrecadação com estes impostos. O que em R$ chegaria a casa dos 20 Bilhões de Reais por ano, conforme mostra estudos do Governo Federal. Tire 20 Bilhões de Reais de São Paulo e veja o quanto isso afetará o Estado Paulista.
Mas se tu pensa diferente e direito seu, sugiro que leia com atenção a Reforma, daí tu ira me dar razão.

Paulo Roberto Silva Junior disse...

O que aconteceu ao meu ponto de vista é um choque de ideologias. Como o Giúlio têm visões mais "diferentes", no ponto de vista da sociedade contemporânea, seus textos podem chocar, impressionar, assustar, informar, apenas adicionar ideias e formar opinioões, o que afetou os moderadores da comunidade.

Pois o MOD Casagrande disse que estavam empenhados em manter a imagem dos principais ídolos da história corinthiana, e talvez este texto pudesse levá-la por água abaixo. O que pode ser levado em consideração Giúlio, eu simplesmente admiro sua criatividade e personalidade, porém ela é "diferente" como já disse, e a mentalidade de jovens costumam seguir o diferente e como o bom senso dessa parcela da população costuma ser baixo, eles podem criar um certo repúdio ao Neto.

Não me leve a mal, achei que você expôs bem a diferença de Neto (pessoa) e Neto (atleta), porém como sabes a análise de texto de grande parte dos jovens não é tão rica, pegue como exemplo o ENEM que causa tanto fuzuê e confusão, sendo que suas questões são, na maioria, de análise de texto.

Para finalizar, achei errada a atitude dos moderadores em te tirar da comunidade, penso eu que uma conversa civilizada e amigável seria a solução e poderia enriquecer mais ainda a comunidade, que acho muito boa, mas somente de madrugada porque durante o dia ficam especulando mais que tudo (o que é ruim para os jogadores em atividade, que provavelmente leem e não veem seus nomes enaltecidos, e sim Vieri e Crespo).
Um forte abraço, sucesso e alegria.
---
Paulo
paulo.silva.silva@usp.br

Unknown disse...

AFFFFFFF! ESSES MODERADORES PENSAM QUE AQUELA COMUNIDADE É UMA DITADURA!

Tatanka vc é mil vezes superior a esses ignorantes!!! parabens pelo texto ficou ótimo COMO SEMPRE

Unknown disse...

Lara e Tatanka,

Meu entrem nessa comunidade do Corinthians que é bem mais legal que a maior.

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=45002&tid=5330155715446390094&start=1

Os tópicos vão fazer mais sucesso por lá, discussão em alto nível.

Valeu

Bruno disse...

http://blogs.lancenet.com.br/alemdojogo/2009/04/29/a-taca-e-a-fila/

A taça e a fila

por Marcelo Damato

Aconteceu nesta manhã no Pacaembu. Foi um dos raros momentos em que a turma do andar de cima se encontra com a do andar de baixo.

No Museu do Futebol, uma cerimônia de terno e gravata, a apresentação da Taça Fifa, que ficará na cidade por um par de dias. O cerimonial que envolve a taça é impressionante. Só uma pessoa pode tocá-la, ainda assim com luvas, para que seu suor não a macule - como se Joseph Blatter não suasse. A taça do esporte do povo foi transformada numa espécie de Santo Sudário - a imensa maioria das pessoas só podem vê-la por fotos e somente os sacerdotes do futebol podem tocá-la. Os cartolas tratam o futebol como religão e obviamente se colocam como uma hierarquia de sacerdotes.

Na cerimônia, estavam os “sacerdotes” e os governantes representantes do poder público.

Do lado de fora, os deserdados. Corintianos se aglomeravam para comprar um punhado de ingressos e não tinham direito a nada, nem conforto, nem informação. Queriam apenas um senha para entrar no templo, no dia em que julgam ser a consagração de seu deus no Panteão do futebol.

Mas como eram muito maltratados, começaram a berrar, propositalmente para que os “sacerdotes” os ouvissem e fizessem alguma coisa. Os gritos atrapalharam a cerimônia da taça nessa Capela Sistina do Pacaembu.

E aí as autoridades fez o que sempre faz sempre que o povão “atrapalha” contraria os bacanas.

Chamaram a polícia.

Felipe Carrilho disse...

Esse ditadorzinho virtual, supostamente corinthiano, macula as tradições domocráticas ligadas pela história ao Corinthians. Além de autoritário, o moderador (que não domina a norma culta do idioma que fala, diga-se) mostrou-se também arrogante, subestimando a capacidade crítica dos participantes de sua comunidade.

Um lixo de atuação.

Felipe Carrilho disse...

Por outro lado, a necessidade de aprovação dos comentários feitos neste espaço não deixa de representar uma postura contraditória dos donos deste blog.

Gabriel disse...

Veja a que ponto chegamos.Democracia é apenas uma lenda atualmente.

Júnior SCCP disse...

Ridicula a atitude desse moderadores. Tatanka, entre nessa comunidade do Corinthians: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=2513646

Discussão em alto nível e sem (muita) censura.

Lucas Souza disse...

Cara! Eu fiquei Puto quando voltei da escola e descobri que você tinha tomado um ban da comu!


Não a Ditadura na PT!

Unknown disse...

NEM TENHO O QUE FALAR , ONDE ESTÁ A LIBERDADE DE ESPRESSAO?

Thiago Almeida disse...

Estou contigo!

Também tive um tópico apagado quando fiquei sabendo do fato. O tópico tinha como título: Democrácia Corinthiana para não-Corinthianos.

Fica aqui meu apoio.


Abraços!!!

PS: Se elaborar uma nova comunidade, com uma nova proposta. Pode contar comigo!

thiago.s.almeida@gmail.com

Nunes disse...

Falar o que de um otário que adota o nick "Casagrande" - nome de uma pessoa que foi abençoado com um sucesso na carreira de jogador muito maior do que seria natural com o seu talento limitado; e que sempre fez pouco da sua condição de ídolo da Fiel?

Falar o que de alguém que, como corinthiano, ao invés de desprezar o péssimo comentarista e ser humano lamentável que é o Neto, prefere enaltecer o seu passado corinthiano - o mesmo passado que o próprio Neto profana cada vez que abre a boca para se referir às coisas do Corinthians?

Falar o que de alguém com comportamento risivelmente autoritário, escudado em pretensa racionalidade pragmática?

Falar o que de alguém que denota mentalidade tacanha e ignorância ao se referir à anarquia?

Respondo:

Falar que um otário desses não sabe o que é Corinthians. E que não é digno de falar ou de adotar quaisquer posturas em nome dos corinthianos.

jeh disse...

eh Tatanka, a situação naum eh fácil pra quem fala a verdade.
tomei ban da comu tbem soh por questionar sua saída!!!
que eu achei injusta e arbitraria, por parte dos ditadortes que se auto-nomeiam moderadores da PT mas essa comu naum fara falta à nenhum de nós pq o mais importante é o corinthians em si!!!

e quanto ao "anonimo" lah de cima, se pra vc o corintjians naum eh a coisa mais importante da vida, pra nos eu tenho certeza que eh sim, e por que vc naum teve ao menos a coragem de por seu nome nos coments???

jeh disse...

eh Tatanka, a situação naum eh fácil pra quem fala a verdade.
tomei ban da comu tbem soh por questionar sua saída!!!
que eu achei injusta e arbitraria, por parte dos ditadortes que se auto-nomeiam moderadores da PT mas essa comu naum fara falta à nenhum de nós pq o mais importante é o corinthians em si!!!

e quanto ao "anonimo" lah de cima, se pra vc o corintjians naum eh a coisa mais importante da vida, pra nos eu tenho certeza que eh sim, e por que vc naum teve ao menos a coragem de por seu nome nos coments???

Anônimo disse...

Fiz um tópico tambem para Discutir o assunto.

e ganhei uma punição + a expulsão da comu .

¬¬

EDSON DOM disse...

ESTOU DE ACORDO COM O Giulio Calábria.
AQUELA COMUNIDADE É UMA VERGONHA. É UMA AFRONTA A DEMOCRACIA !!!!
LÁ, É UMA VOLTA A PURA DITADURA!!!
QUERIA MUITO SABER QUEM ESTÁ POR TRAS DOS MODERADORES. QUEM SAO, QUAIS INTERESSES...
QUANTO AO RAPAZ QUE CRITICOU SAO PAULO... SEM COMENTARIOS.. SOU CONTRA QUALQUER BAIRRISMO, PRECONCEITO CONTRA NEGROS, NORDESTINOS... SEM SOMBRA DE DUVIDAS, Q OS NORDESTINOS FORAM OS BRAÇOS FORTES QUE ERGUERAM A MAIOR CIDADE DA AMERICA LATINA!! MAS NAO PRECISA POSTAR BOBAGENS, PARA PROTEGER A REGIAO NORDESTE.