domingo, 19 de abril de 2009

Torna-te quem tu és


A ideia de que o futebol guarda significados maiores do que o próprio jogo não é exatamente uma absoluta novidade, mas é uma percepção que gradualmente vem ganhando espaço e tem sido, inclusive, objeto de alguns estudos acadêmicos, nos últimos anos. Quer dizer, se o futebol é uma manifestação sociocultural tão relevante pra tanta gente no mundo, ele pode, então, dizer muito sobre a sociedade da qual faz parte.

Eu, particularmente, acho fascinante entender como o Corinthians explica esse país.

Há uma semana o Corinthians voltou a ser o que é. Domingo passado e hoje tivemos a exata medida e o resgate preciso de uma memória magicamente real que revela com clareza tudo aquilo que somos e que terra é essa onde vivemos.

Meu amigo Tatanka já traçou aqui, brilhantemente, algumas noções fundamentais sobre o que é o Corinthians, sobre aquilo que chamamos de ethos corinthiano e sobre como essa identidade se articula com a História do Brasil.

O Corinthians não carrega o título de time do povo por conta de uma jogada de marketing ou algo que o valha. O Corinthians nasceu em meio ao povo, quando o futebol era privilégio das elites, no Brasil. Era um time de trabalhadores, de pobres. Foi o primeiro clube popular da terra que fez da vitória sua utopia, a alcançar a vitória. Essa origem deu ao Corinthians sua cara, sua alma e seu coração. Os momentos mais gloriosos da nossa História são justamente aqueles em que soubemos recordar nossa origem e mitologicamente reeditar nosso nascimento em ressurreições legendárias. O Coringão sempre volta. Em quase cem anos de vida, sempre fomos o time dos que não tem uma segunda oportunidade sobre a Terra, nessa terra, porque, afinal, o Corinthians nos dá uma segunda oportunidade sobre a Terra.

E há uma semana nós vimos, novamente, nossa cara, a cara humilde do povo; lavamos nossa alma, a Democracia; e sentimos bater nosso coração, feito de dor e sangue. E presenciamos o Corinthians em corpo e espírito derrotar aqueles que se julgam donos da nossa terra.

Decrépitos generais inimigos, depois de perderem a primeira batalha, imaginaram que poderiam ainda nos vencer e tentaram colocar aos seus pés alguns de nossos mais grandiosos heróis. Um deveria ser encarcerado, por ter roubado e achincalhado símbolo deles. Outro, herói do mundo, foi tido, de forma grosseira e humilhante, como velho para a guerra.

E assim fomos então para a segunda batalha. E graças à vitória na primeira e à sorrateira, prepotente e estúpida tentativa inimiga de nos enfraquecer, nos fortalecemos ao recordar daquilo que somos. E vencemos essa guerra. O Coringão voltou, entoava nosso povo.

Mas quem fez disso uma guerra não fomos nós. Quem excluiu o povo desse país foram eles. Quem exclui o povo, nesse país, sempre e desde sempre, são eles. Quem nunca deu uma segunda oportunidade sobre a Terra, ao nosso povo, são eles.

Desde muito antes da primeira bola chegar à esse país; eles nunca suportaram, toleraram ou aceitaram o outro. E sua falsa e dantesca dignidade subsiste às custas da usurpação da dignidade do povo.

Mas esse povo tem o Corinthians. E há uma semana, e hoje, essa terra parou pra ver os donos do país enfrentarem aqueles que eles odeiam por serem o povo. E o general inimigo com nome e cara de leite teve de engolir o chocolate. Lá, na casa-grande do futebol dessa terra, o povo venceu. E essa terra viu, de novo – como sempre é quando somos aquilo que somos – o povo vencer.

O Coringão voltou.

12 comentários:

Tatanka Yotanka disse...

Maravilha. Teoria e práxis numa síntese do encanto do futebol.

Anônimo disse...

Perfeito, René!

Mais que uma vitória nos gramados, o que o Corinthians fez, da melhor forma possível, foi dar uma resposta do time do povo à elite quatrocentona, que é amparada pela mídia de cor fúcsia, por todas as injúrias, humilhações e calúnias que já nos foram dirigidas. Mais uma vitória do povo no campo e na vida.

Durmam com essa, barões…

Comemora, Fiel!

“É festa! É festa na favela…”

bananana disse...

"o Coringão voltou" voltou sim, mas não a uma semana... voltou quando TODA A TORCIDA SE JUNTOU e apoio o time quando ele caiu.
eu que sou descendente de negro, socioeconomicamente carente tenho atenção para que as pessoas ouçam minha voz:
BRASIL VAAAAAAAAI CORINTHIANS

Cloaca News disse...

:-)

Anônimo disse...

Todo Poderoso! Onnipotente. Di solito è così che i tifosi del Corinthians amano qualificare la propria squadra. Nella semifinale vinta oggi a Morumbi, quel Todo Poderoso è ancora lui, Ronaldo Luís Nazário de Lima.il FENOMENO.

KAMIKA disse...

> UM FATO QUE A IMPRENSA “ROSINHA” PROCURA ESCONDER É : ===BAMBI - O MAIOR FREGAYS DO FUTEBOL MUNDIAL.!!!!!===
NENHUM TIME APANHOU DURANTE TANTO TEMPO ( QUASE TRINTA ANOS ) P/ OS PRINCIPAIS RIVAIS EM CAMPEONATOS NACIONAIS

AS BAMBIS CARREGAM A MAIOR SEQUÊNCIA DE EMPATES/DERROTAS CONTRA OS DOIS PRINCIPAIS RIVAIS ( PALMEIRAS E CORINTHIANS ) EM CAMPEONATOS NACIONAIS.
FATOS : ( FONTE DE DADOS - SITE GLOBOESPORTE / FUTPEDIA )
1- OS BAMBIS FORAM FREGUESES DOS PORCOS ENTRE 25/11/1973 A 02/09/2000 -(26 ANOS E 9 MESES ) SEM NENHUMA VITÓRIA
2-ENTRE 1972 A 2002 ( 30 ANOS ) , SÓ GANHARAM UMA VEZ DO TIMÃO NO MORUMBI ( 1 X 0 EM 1988 ) , EM 21 PARTIDAS ACUMULANDO 8 DERROTAS , 12 EMPATES E ESTA ÚNICA VITÓRIA. POR ISSO , “SALÃO DE FESTAS DO CORINTHIANS “, PANETONE ETC.
3- ESTA FREGUESIA ” DUPLA “, DE DERROTAS P/ OS DOIS PRINCIPAIS RIVAIS EM TIMES QUE DISPUTAM FREQUENTEMENTE A SÉRIE A DE CAMPEONATOS NACIONAIS É A MAIOR DO MUNDO´. VER CONFRONTOS ARGENTINA ( BOCA JR X RIVER PLATE X INDEPENDIENTE ), ESPANHA ( BARCELONA X REAL X ATL. MADRID ) , ITÁLIA ( JUVENTUS X MILAN X INTER ), FRANÇA ( LYON X PSG X OLIMPIQUE ) , PORTUGAL ( PORTO X BENFICA X SPORTING ), INGLATERRA ( MANCHESTER UN. X LIVERPOOL X ARSENAL ) E QQ. OUTROS CLÁSSICOS DE QQ. PAIS. PODE INCUIR TB CLASSICOS DE CAMPEONATOS REGIONAIS .

CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS !!!!!

QUEM NASCEU P/ ” LECO” NUNCA CHEGA A “BATAVO”´.
CHUPA , BAMBI!!!! CHUPA , SHU-PAU LINOS !!!

ROBSON disse...

Disseram que jogaram grãos de milho na arquibancada onde ia ficar a torcida do Corinthians...

PERGUNTA:

O QUE É QUE FIZERAM COM AS ESPIGAS??

huhauhauhuahaahuahauhauahauhauahuahauhauahauahuahuahauahauahauahauahauahauahauahauahua!!!!!!!!!!!!!!!

Júnior SCCP disse...

Sensacional esse blog. Parabéns por todos os ótimos textos.

'É gol, vingança do Povão!'.

Vai Corinthians.

Ka disse...

Texto arrepiante!!!!!!
PArabéns!

Anônimo disse...

2x0 ficou muito barato pra eles... Era para ter sido 5x0

KAMIKA disse...

BAMBI - A HISTÓRIA TE COMPROMETE
BAMBI - O MAIOR FREGAYS DO FUTEBOL MUNDIAL.!!!!!

PODEM CONFIRMAR NOS SITES : GLOBOESPORTE /FUTPEDIA , WIKIPEDIA OU QQ. OUTRO QUE RELACIONE RESULTADOS DE CLÁSSICOS EM CAMPEONATOS NACIONAIS, VALE P/ QQ LUGAR DO MUNDO !!!!!
AS BAMBIS CARREGAM A MAIOR SEQUÊNCIA DE EMPATES/DERROTAS CONTRA OS DOIS PRINCIPAIS RIVAIS EM CAMPEONATOS NACIONAIS.
FATOS : ( FONTE DE DADOS - SITE GLOBOESPORTE / FUTPEDIA )
1- OS BAMBIS FORAM FREGUESES DOS PORCOS ENTRE 25/11/1973 A 02/09/2000 -(26 ANOS E 9 MESES ) SEM NENHUMA VITÓRIA . É O MAIOR TABÚ DO CAMPEONATO BRASILEIRO !!!
2-ENTRE 1972 A 2002 ( 30 ANOS ) , SÓ GANHARAM UMA VEZ DO TIMÃO NO MORUMBI ( 1 X 0 EM 1988 ) , EM 21 PARTIDAS ACUMULANDO 8 DERROTAS , 12 EMPATES E ESTA ÚNICA VITÓRIA. POR ISSO , “SALÃO DE FESTAS DO CORINTHIANS “, PANETONE ETC.
3- ESTA FREGUESIA ” DUPLA “, DE DERROTAS P/ OS DOIS PRINCIPAIS RIVAIS EM TIMES QUE DISPUTAM FREQUENTEMENTE A SÉRIE A DE CAMPEONATOS NACIONAIS É INÉDITA E É A MAIOR DO MUNDO´. VER CONFRONTOS NOS CAMPEONATOS DA ARGENTINA ( BOCA JR X RIVER PLATE X INDEPENDIENTE ), ESPANHA ( BARCELONA X REAL X ATL. MADRID ) , ITÁLIA ( JUVENTUS X MILAN X INTER ), FRANÇA ( LYON X PSG X OLIMPIQUE ) , PORTUGAL ( PORTO X BENFICA X SPORTING ), INGLATERRA ( MANCHESTER UN. X LIVERPOOL X ARSENAL ) E QQ. OUTROS CLÁSSICOS DE QQ. PAIS.

CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS !!!!!

Filipe disse...

Irmão, que texto! QUE TEXTO!
"(...) o Corinthians nos dá uma segunda oportunidade sobre a Terra"

Choro, as lágrimas Corinthianas escorrem no meu rosto. Bom demais.

VIVA O CORINTHIANS!!!