
O mesmo texto que está estampado neste blog (conferir abaixo) foi publicado na comunidade Corinthians - Poderoso Timão, a maior da Internet dedicada ao clube, e foi o motivo da expulsão de Tatanka Yotanka do referido grupo de corinthianos.
Em alguns minutos, o tópico ganhou 45 comentários. No entanto, o sadio debate foi excluído pelo moderador Casagrande.
Aqui segue o principal de sua argumentação para o ato de censura:
Boa Noite Giulio! Vi o seu tópico e de fato a decisão de excluí-lo foi minha e explico os motivos.
Temos tentado resgatar na Poderoso Timão os valores da história do Corinthians, independente dos pensamento ou ideologias de ex atletas, estamos primando pela exautação (sic) dos mesmos.
O Ex Jogador Neto, bem como o Casão, são alvos de criticas salutares o tempo todo, devido a posição que ocupam hoje, os mais serenos sabem dividir os atos do comentarista preservando a história do Ídolo, entretanto na Poderoso Timão, até pela idade de grande parte dos Membros que não viu estes atletas jogarem, não sabem distinguir uma coisa da outra...
Estamos resgantando a história dos jogadores num trabalho amplo de conteudo de cada um deles e o Neto foi alvo de um cuidadoso tópico para enaltecer sua passagem pelo Corinthians, desculpe, mas nos reservamos o direito de preservá-lo neste instante.
Espero que compreenda.
Giulio, você tem o direito de não concordar, nós temos o direito de desejar preservar a imagem do atleta no fórum, se você não curtiu o que o comentárista José Ferreira Neto disse no Rádio, direcione seu tópico à ACEESP, lá ele será bem adequado.
O Fórum da PT é para falar do Corinthians e sobre futebol, não sobre fofocas ou opiniões que fogem ao futebol e deixando bem claro, para nós o Neto é um ídolo Eterno e vamos preservá-lo! Se pensas diferente, lamento, mas esta decisão é irreversível.
(...)
Para nós a Imagem do Corinthians é soberana, e atrelamos a história do atleta à imagem do Clube. O que o Neto disse ou deixou de dizer, é problema pessoal dele e do Ronaldo, que se por ventura se sentir ofendido tem os meios legais para interpelá-lo na Justiça.
O tratamento dado ao Neto é dispensado também ao Casagrande e todos os ídolos do Clube, até mesmo o ronaldo, se necessário for.
Eu volto a repetir, você tem ciência de separar o atleta do comentarista, muito não possuem este discernimento e estamos tentando preservar a imagem do atleta.
Sobre o Casagrande aprovar ou não nossa atitude, acredito que ele não fica feliz quando lê as bobagens que falam da vida pessoal dele, e ai nós o preservamos também.
Giulio não tenho 13 anos, tenho uma posição de valores na vida e não me impressiono com meia duzia de palavras bem escritas, entretanto você é livre para argumentar, como eu o sou. Abraços. Casão.
Nossa opinião em 7 idéias
1) Os brasileiros viveram anos e anos sob o tacão dos torturadores e censores. E muita gente morreu para recuperar o direito à liberdade de expressão. Lamenta-se que na comunidade do clube que viveu a Democracia Corinthiana, um sistema de livre expressão e de debate sobre as divergências, tenhamos de conviver com atitudes anacrônicas e totalmente distantes da tradição corinthiana.
2) O tópico em questão é claro (como se pode ver abaixo) ao diferenciar o atleta Neto do comentarista Neto. O jogador é enaltecido. Critica-se a atitude arrogante, irresponsável e hostil do comentarista.
3) O tópico defende a instituição Corinthians, ainda mais neste momento de renascimento, delicado, em que necessitamos da força e união da Fiel torcida. Não acreditamos que qualquer atleta, por mais extraordinário que tenha sido, esteja acima do Corinthians e da Fiel.
Ao vincular Ronaldo a travestis e difamá-lo, Neto prestou um desserviço ao Corinthians num momento importantíssimo da retomada de nossa grandeza. A carta tem por objetivo chamá-lo à razão. É um texto educado e que mostra a preocupação dos corinthianos com a instituição.
4) Afirma-se que os membros da comunidade serão incapazes de separar o jogador Neto do comentarista Neto. Os 44 comentários mostravam exatamente o oposto. Ninguém havia feito tal confusão. Portanto, exige-se da autoridade a devida humildade, para não julgar a todos ignorantes e incapazes, especialmente os jovens.
5) Afirma-se que o fórum é para "discutir Corinthians, futebol e não fofocas". Não acreditamos que tenhamos incorrido neste erro. Não se trata de "fofoca", mas da justa crítica a um ídolo do Timão, hoje figura pública da mídia. Por mais que pensemos, não conseguimos imaginar como o assunto possa estar fora do foco Corinthians. Afinal, é a própria instituição que está sendo defendida.
6) Poupar figuras apenas porque estiveram ligadas ao Corinthians nos levaria, de alguma forma, a também poupar malfeitores como o mafioso Sr. Dualib.
7) A educação se faz na liberdade e no debate. Opiniões divergentes devem ser apresentadas e civilizadamente defendidas. É assim que se faz uma cultura democrática, calcada nos bons valores, nos princípio do Direito e na diversidade que sempre marcou a história corinthiana.
Ocultar, esconder, estipular regalias é procedimento que atenta contra o verdadeiro esforço educativo, especialmente do jovem brasileiro.
Que as corinthianos possam refletir e reassumir a defesa do Corinthians. Ele é maior, muito maior que qualquer um de nós. Nós todos passaremos. O Corinthians permanecerá, com seu ethos, e sua tradição popular, democrática, como desejavam Bataglia e os operários e carroceiros do Bom Retiro.
SELVAGERIA PELA INTERNET
Clique para ver as imagens ampliadas





Acima, prova de outro post apagado no domingo, sem justificativa.
PS: Durante a madrugada, uma participante da comunidade, Larissa Beppler, abriu um tópico questionando a censura ao assunto. Essa mensagem também foi apagada.
Em seguida, o moderador Casagrande exigiu que Tatanka Yotanka (Giulio Calábria) apagasse de seus próprios scraps a conversa mantida com Larissa Beppler.
O "terrorismo" a que se refere Casagrande teria relação com trechos da conversa em que seriam oferecidos indícios da verdadeira identidade do moderador.
Equivalia, portanto, ao censor exigir que o censurado queimasse os livros de sua própria casa.
Mesmo diante do absurdo, para evitar maiores dissabores, TY atendeu ao pedido.
Ainda assim, ele e sua interlocutora foram excluídos da comunidade, com a promessa de que "nunca mais lá pisarão".
Cabe saber que interesses estarão por trás de ações truculentas desse tipo. Trata-se afinal do patrimônio de 1,1 milhão de almas. E isso tem valor de mercado...